segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Esperança, gratidão e alegria: a new lifestyle!

"...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Fp. 4:11b


Se tem uma característica que marca a vida do cristão de forma que o diferencie das outras pessoas é a forma como ele olha a vida. De fato, ser cristão é nadar contra a correnteza na maior parte do tempo. A perspectiva ou o prisma pelo qual se olha é completamente outro... deve ser outro!

Para o cristão não existem acasos ou coincidências, sorte ou azar, imprevistos, descontroles... Pode crer! Se um cristão disser que em sua vida existe alguma dessas coisas, algo está errado, fora do lugar!

Às vésperas de mais um Ano Novo, desejo propor a você uma reflexão, uma leitura e uma mudança. Sim! São três propostas!

A reflexão...
Como anda sua vida? Não, não quero que responda pra mim... é só pra pensar mesmo...

Você é uma pessoa feliz? Pois éé... pra responder isso é preciso definir a felicidade, não é?

A reflexão que proponho é exatamente esta: você sabe o que é felicidade, afinal? Será mesmo que o cerne de sua caminhada é buscá-la a todo custo? Como buscar algo que não se sabe bem o que é?

Acredito que as maiores frustrações da vida humana decorrem disso mesmo: cada um define pra si o que é felicidade e, ou passa a vida toda correndo atrás de algo que quando é alcançado não preenche o vazio que as expectativas criaram, ou pior, passa a vida toda se lamentando por acreditar que não é feliz por culpa dos outros ou das circunstâncias, por falta de oportunidades, ou até por "conspirações do acaso ou da sorte.

Já parou pra pensar que a felicidade talvez não seja um objetivo a ser buscado, mas é a consequência de um?

"Ok, e qual é esse ojetivo?", você me perguntaria...
Chegamos à minha segunda proposta!

A leitura...

Você tem uma bíblia em casa? Se não tiver, empresta uma... a leitura que vou sugerir é bem curta, você pode até tirar uma cópia pra ler com mais calma.

No Novo Testamento existe uma carta que Paulo, o apóstolo, escreveu aos cristãos da cidade de Filipos.

Esses cristãos se converteram através da pregação desse apóstolo quando ele esteve lá, havia pouco tempo. Na ocasião que escreve aos Filipenses, Paulo estava preso. Sim... numa cadeia por ter o "péssimo" hábito de falar de Cristo e do evangelho pelas ruas!!

E dali da cadeia, ele escreve essa cartinha que na bíblia tem apenas 4 capítulos, transbordando esperança, gratidão e alegria!!

Se você quiser contar, vai perceber no texto mais de 10 vezes a menção da palavra 'alegria' ou expressões sinônimas. Dizem que são ao todo 16 vezes...

Ele também repete algumas vezes a expressão "porque estou certo de que...". As certezas que Paulo tinha na vida eram o fundamento de sua esperança e, sem duvidar, ele diz aos filipenses e a nós: "sede imitadores meus".

Na carta o apóstolo tem o especial cuidaddo de agradecer os donativos e as orações dos irmãos. Além das algemas, Paulo passava por muitas necessidades, e vê na vida e atitude daqueles irmãos motivo para ser grato por suas algemas, afirmando que tudo que estava acontecendo tinha "contribuído para o progresso do evangelho".

Ele sabia que não sofria em vão!!

Disse também que os cristãos receberam a graça de padecer por Cristo e não apenas de crer nele. Paulo se alegrava pelo sofrimento!

Que maluco, não é? Sim, é muuuitoo maluco!! E aqui chegamos à última proposta:

A mudança...

Depois que você leu essa carta e pensou um pouco sobre sua própria vida, consegue fazer uma lista das diferenças entre o seu estilo de vida e o de Paulo? E eu não estou falando quanto ao fato dele ser um pregador andarilho, não... me refiro à esperança, à gratidão, à alegria, ao entusiasmo da vida desse senhor encarcerado.

Quer mesmo ter uma vida feliz??

Então meus votos, para que isso aconteça, são no sentido de que você também entregue sua vida nas mãos d'Aquele que pode todas as coisas - Jesus, o Cristo!!

E que você seja como nós, cristãos, doidão de pedra... ehehehhh... lifestyle: FELIZ!!


Nenhum comentário: